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O marketing começa e termina no consumidor.

O mundo é cada vez mais rápido e ninguém quer perder tempo com ofertas indesejadas e serviços que não combinam com o seu lifestyle. Neste contexto, marcas que são relevantes nos momentos certos têm maiores chances de conquistar não apenas o bolso, mas também a mente e o coração dos consumidores. Não à toa, os dados ganham tanta importância na estratégia de marketing. Sem conhecer o público, as agências e anunciantes não conseguem mais ser suficientemente relevantes.

Poucos players no ecossistema mundial de comunicação têm tanta propriedade para falar sobre o assunto quanto o Google. Diariamente, milhões de pessoas pelo mundo estabelecem algum contato com os produtos da empresa. Quer um exemplo? Qual foi a última vez que você passou um dia inteiro sem checar seu Gmail, ver um filme no Youtube, baixar algum app no Google Play, checar um caminho no Maps ou mesmo dar um search básico para buscar uma informação qualquer?

Abaixo, algumas dicas do próprio Google para empresas que querem atrair seu público-alvo e melhorar o impacto de suas campanhas através da utilização de plataformas.

Colete dados do seu público-alvo

Invista em uma plataforma que possibilite a coleta, organização e ativação de dados úteis e que permita que sejam medidos e alimentados de volta para a estratégia de marketing de maneira integrada. Isso garante uma visão unificada do cliente em todas as interações com ele, além da precisão e maior aproveitamento dos dados proprietários e de campanhas.

TÉCNICAS AVANÇADAS DE SEGMENTAÇÃO FORNECEM GRANDES MELHORIAS NO ENGAJAMENTO DO CONSUMIDOR E NO DESEMPENHO DAS CAMPANHAS.

Organize as informações sobre o público-alvo para uma visão de vários dispositivos e canais.

Empenhe-se para gerar uma visão abrangente do engajamento com o público-alvo. Para isso, agregue suas fontes de dados, como os de análise digital, off-line, de CRM (Gerenciamento de Relacionamento com Clientes), da campanha, de dados proprietários e de terceiros. Use informações em tempo real sempre que possível. A cada interação que o público tem com uma marca, esta fica mais inteligente que da última vez. Assim, comece a aproveitar os dados que você tem disponíveis no momento e desenvolva-os com o tempo.

QUANDO A MENSAGEM DE UM ANÚNCIO É CONSTRUÍDO EM TEMPO REAL PARA UM INDIVÍDUO, A PROBABILIDADE DE INTERAÇÃO COM ELE DOBRA.

Analise para fazer ações instantâneas

Estude regularmente informações sobre o público-alvo, a peça criativa e a mídia para saber o que está funcionando ou não. Escolha uma ferramenta de análise com modelagem de atribuição para ver quais canais têm mais sucesso no engajamento com quem você deseja atingir. Compare o desempenho das campanhas em vários canais. Além disso, explore quais públicos são mais lucrativos, quais se engajaram mais com uma campanha e quais blocos de peças criativas atraíram mais gente. Faça ações com base nas informações, repetindo a estratégia de público-alvo, de criação, de mídia ou as três.

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